sexta-feira, 27 de abril de 2012

BIOGRAFIA - WILL EISNER



Por Priscila Perez 


Will Eisner foi um dos principais criadores de quadrinhos já conhecidos e o grande exemplo disso é seu personagem The Spirit.



Filho de judeus, Will Eisner nasceu em New York e durante sua juventude estudou no Instituto Dewitt Clinton no Bronx, onde colaborava com o amigo Bob Kane para a revista da escola. Na década de 30, já na revista WOW That a Magazine! Criou séries de aventuras como Captain Scott Dalton e The Flame – uma história de piratas, esta com o pseudônimo de "Erwin" e Harry Karry, sobre espionagem, onde assinava como Bill Rensie. Com o final da revista, Eisner fundou com Samuel Iger o Eisner-Iger Studio, onde participavam também Bob Kane e Jack Kirby.



Em 1940 separaram-se e Eisner sentindo necessidade de criar algo diferente foi para a Quality Comics Group, onde publicavam nos jornais de domingo histórias encartadas com 16 páginas sendo elas, Lady Luck, Mr. Mystic e The Spirit.






The Spirit chamou a atenção pelo seu conceito de arte e produção totalmente inovadores para a época. Nesta série Eisner utilizava efeitos de luz e sombra, enquadramentos até então somente utilizados no cinema e ousados roteiros e técnicas narrativas, elevando assim o nível e revolucionando a narrativa de arte sequencial das histórias em quadrinhos. Na fictícia Central City é contada a história de um herói sem super poderes, um detetive mascarado protegendo os habitantes, cercado de belas mulheres, dramas e comédias em um cenário onde é valorizado o aspecto humano e algumas vezes frágil dos personagens. Curioso também eram os logotipos que a cada episódio da série ele apresentava de formas diferentes e faziam parte do cenário da história.



De 1941 até 1942, The Spirit começou a ser publicado diariamente nos jornais, quando devido à Segunda Guerra Mundial, Eisner convocado para o exército, passou a produzir ilustrações e histórias reflexivas como No Coração da Tempestade e anos depois O Último Dia no Vietnã. Em 1945 ele retoma a série The Spirit, agora como tira dominical e se mantém até 1952, quando foi cancelada, sendo reconhecida até hoje como uma das mais importantes HQs.



Desde então até 1970 manteve-se envolvido em vinhetas humorísticas e ilustrações em sua empresa American Visual Corporation, ficando distante da criação de histórias até que Olaf Stoop, um editor holandês, reeditou The Spirit. Próximo novamente da criação Eisner em 1978 criou a graphic novel “Um Contrato com Deus”, quatro histórias em quadrinhos sobre a vida nos cortiços do Bronx durante o período da Grande Depressão.



Desta época até 2005 continuou criando graphic novels regularmente, abordando temas fundamentais para demonstrar que histórias em quadrinhos podem ir além do público infantil. Algumas destas obras são: Um Sinal do Espaço, O Sonhador, O Edifício, Pessoas Invisíveis e A Conspiração.



Em 1988 foi criado o prêmio Will Eisner Awards, um dos principais prêmios das HQs americanas em homenagem a este genial artista.



Eisner lecionou na School of Visual Arts, de NY e também escreveu títulos teóricos para a criação de HQs: Os Quadrinhos e a Arte Sequencial e a Narrativa Gráfica.



Em algumas ocasiões esteve no Brasil, em 1991 e 1994 no Rio de Janeiro e São Paulo respectivamente e em 2001 em Pernambuco, desta vez como convidado do Festival de Humor e Quadrinhos de Pernambuco. Em 1999 a Scriptorium e a TV Senac produziram o documentário Will Eisner: Profissão Cartunista.



Além dos quadrinhos Eisner produziu em 2001 o livro Shop Talk, que é uma coletânea de 250 páginas sobre entrevistas que ele realizou com diversos e renomados criadores, entre eles Gil Kane, Harvey Kurtzman, Joe Kubert, Jack Davis, Neal Adam, Jack Kirby, e outros. Essas entrevistas eram publicadas no final da década de 70 e início da década de 80 dentro da revista The Spirit.



Ele também adaptou clássicos da literatura para os quadrinhos, produzindo Moby Dick, Don Quixote, A Princesa e o Sapo, e em 2002 produziu Sundiata, o Leão de Mali, baseado em uma lenda popular africana. Sua última obra em quadrinhos, inacabada em função de seu falecimento foi o Protocolo dos Sábios de Sião, esta sobre judeus acusados de um plano secreto para dominar o mundo.



Em 2005, com 87 anos, Will Eisner faleceu na Flórida (USA) em decorrência de complicações de uma cirurgia no coração a que havia se submetido em dezembro de 2004.


Nenhum comentário:

Real Time Analytics